NOVIDADES

Tudo sobre iluminação indireta

A iluminação é um fator essencial nos ambientes internos e externos de um projeto arquitetônico. Deve-se saber como inserir a iluminação em cada um deles de acordo com o estilo e a sensação a ser passada, além de adequar à própria necessidade de luminosidade ali.

Desta forma, a iluminação deve desempenhar uma função, criando atmosferas que evidenciem detalhes da decoração e da arquitetura do projeto. Uma das formas de iluminar um ambiente que vem ganhando espaço e sendo cada vez mais reconhecida é a iluminação indireta.

A iluminação indireta não possui um foco dirigido para iluminar. Assim, ilumina o ambiente como um todo, funcionando como uma luz de ambientação. Sua luz incide na superfície e só depois é refletida para iluminar outros cantos do local de forma uniforme. Para otimizar sua reflexão, é recomendado que essas superfícies reflexivas sejam de cores claras.

A iluminação indireta pode criar um efeito aconchegante e menos invasivo no ambiente, além de não aumentar sua temperatura. É uma forma menos óbvia de decorar um cômodo ou fachada, já que pode ser utilizada e posicionada de diversas formas.

Sua principal vantagem é iluminar de forma suave e difusa, ainda que uniforme, resultando em um conforto visual. Evite usar iluminação indireta de forma que o ambiente fique escuro. Se precisar de mais pontos de luz, recorra a fontes de iluminação direta.

Como usar

A iluminação indireta deve ser posicionada em sancas de gesso no teto, no forro, em detalhes no chão ou com o uso de luminárias com filtros foscos.

Utiliza-se muito a iluminação indireta voltada para cima, a fim de não criar sombras da luz e ofuscamento no ambiente e iluminá-lo uniformemente.

Os produtos de iluminação utilizados para cumprir essa função são os spots e as arandelas.

Na iluminação para destacar detalhes ou pontos específicos na parede, são indicadas lâmpadas dicroicas e halógenas.

Iluminação indireta com LED

Este tipo de iluminação é aplicável em todos os ambientes e de formas das mais variadas possíveis.

A fita de LED possui vantagens como ser sustentável, ter alta duração, economizar de energia e ser de fácil de instalação. E ainda une funcionalidade à decoração e estética dos ambientes.

Encontradas em diversas cores, a mais utilizada para iluminação indireta é a fita que simula lâmpadas fluorescentes de cor branca ou amarela.

Em cozinhas a fita LED é muito utilizada na iluminação de bancadas quando instalada sob o armário aéreo ou em até mesmo bancadas de cozinhas americanas.

Uma das formas mais utilizadas de iluminação indireta com LED são em banheiros. Muitos iluminam suas bancadas e paredes da pia + espelho, localizando-se principalmente por trás deste último.

Em quartos e salas o uso do LED acontece em sancas de gesso para iluminar cortinas de forma suave, a fim de se unirem a estas na decoração. Outra utilização é em cabeceiras de camas com a iluminação direcionada à parede.

Fonte

Inscreva-se para receber novidades